© 2019 - Desenvolvido pela Pharmaceutica Jr.

Nós acreditamos nos
seus

SONHOS

Horário de Funcionamento

Seg - Sex, com horário marcado

  • White Facebook Icon

Nos encontre

no Facebook

Rua Cândido Portinari
nº 200, Setor 2 Sala 3 -

Cidade Universitária Zeferino Vaz - Campinas/SP

Maneiras de substituir parabenos na sua formulação

Atualmente, a busca por produtos menos sintéticos e agressivos vem crescendo para o uso em cosméticos. Há uma grande polêmica envolvendo os parabenos, presentes na composição de muitos cosméticos. Quer entender melhor sobre utilizar ou não parabenos na sua formula? Continue lendo!

 

Os parabenos são conservantes que atuam contra a proliferação de bactérias e fungos, além de atuarem na prolongação da vida útil de cosméticos. Atualmente, estão presentes em cosméticos para pele, corpo e cabelo. Porém, algumas pesquisas têm indicado efeitos adversos ao uso desse conservante, como o fato de serem ou não carcinogênicos, o que divide a opinião tanto dos fabricantes de cosmético quanto do mercado consumidor em utilizar ou não essas substâncias na formulação.

Tal fato é uma grande influência para a substituição ou não dos parabenos. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), permite uma certa quantidade de parabeno nas formulações, porém os consumidores estão buscando produtos sem parabeno, buscando inovação, algo alternativo e diferente.

 

 

 

 

Após diversas pesquisas e estudos realizados desde 2004, observou-se que cada vez mais os rótulos dos produtos indicam: "sem parabenos", "paraben-free", "livre de parabenos" E por que isso? O fato de que não está sendo bem aceita a ideia de utilizar produtos sintéticos em tratamentos faciais e produtos que entram em contato com a pele e o cabelo, pode ser uma ótima oportunidade para agregar valor ao seu produto ao fazer uma substituição. 

Ter um produto paraben-free é realmente muito benéfico, considerando que é preferível não correr risco ao utilizar um produto que possa causar mal à saúde, e acaba sendo uma boa estratégia para se apostar hoje, mas então você deve estar pensando, quais outros componentes irei utilizar no sistema conservante do meu produto? Diversos outros!

 

Como alguns dos conservantes também frequentes no mercado: Quaternium-15; Ácido Benzóico e seus sais; Ácido Sórbico e seus sais; Ácido Deidroacético (DHA) e seus sais; Álcool Benzílico; Iodopropil Butilcarbamato - IPBC e 1,2 Dibromo-2,4-dicianobutano ou Metildibromoglutaronitrila – MDGN. Além de Bronopol, Izotiazolinonas, Fenóxietanol, dentre outros. E é claro que cada um tem as suas especificações.

Quer entender melhor como fazer essa substituição? Nós podemos te ajudar com isso! Entre em contato com a gente

 

Se interessou pelo post? Leia também nossa matéria sobre cosméticos veganos e naturais e por que investir nesse ramo em 2019

 

 

Fontes:

https://www.dermaclub.com.br/noticia/parabenos-entenda-o-que-sao-e-por-que-devemos-evitar-produtos-com-essas-substancias_a4764/1
http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/9064/FINAL%20Trabalho_Ana%20pacheco.pdf?sequence=1
https://www.ecycle.com.br/1399-parabeno-parabenos
http://www.h2cin.org.br/download/preservantes-no-segmento-de-cosmeticos-tendencias-e-oportunidades-de-negocios.pdf

 

Please reload

Posts Em Destaque

3 Motivos para Investir em Cosméticos Orgânicos e Naturais

July 17, 2018

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload