Cronograma Capilar: O Segredo para Cabelos Saudáveis

        O mercado de tratamento capilar vem atraindo a atenção de diversas empresas emergentes, multinacionais e investidores do setor cosmético, que enxergam um futuro promissor de expansão nesse ramo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2023, os produtos para cabelos figuraram entre as principais exportações do setor, registrando um aumento de 6,8% em comparação a 2022, contribuindo com um montante de US$95,5 milhões em exportações.

       O aumento observado no setor pode estar vinculado à transformação nos hábitos dos consumidores, uma vez que há uma crescente preocupação em cuidar dos cabelos. As pessoas estão procurando por produtos que não apenas aprimorem a estética capilar, mas também garantam a saúde do couro cabeludo e a vitalidade dos fios. Além disso, o crescente impacto das redes sociais e das figuras públicas pode estar motivando a busca por novos estilos e tendências capilares, o que impulsiona a procura por produtos inovadores e de alta qualidade.

        Como consequência do crescimento acelerado deste setor de cosméticos, a vasta gama de cosméticos disponíveis no mercado pode confundir os consumidores, tornando difícil entender quais produtos são ideais para suas necessidades capilares específicas. Deste modo, a falta de orientação clara e a constante introdução de novos produtos podem agravar essa confusão, levando a escolhas inadequadas e resultados insatisfatórios. 

Nesse contexto, a diversidade de cosméticos apresenta consequências opostas: embora ofereça uma variedade de soluções, também aumenta a complexidade na escolha e no uso dos produtos. A fim de solucionar este problema e facilitar sua rotina capilar, falaremos um pouco mais sobre o cronograma capilar e qual a sua finalidade para o sucesso dos fios saudáveis. 

O Cronograma Capilar

       O cronograma capilar é um método de tratamento intensivo dos cabelos que consiste em alternar três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução, que trará a reposição dos nutrientes deficientes nos fios durante um período estipulado de tempo, normalmente 3 ou 4 semanas, porém há a possibilidade de prolongar o tratamento pelo tempo que julgar necessário.

Hidratação

     Na etapa de hidratação, o objetivo é repor a umidade natural dos fios, proporcionando maciez e flexibilidade. Um cabelo hidratado adequadamente consegue absorver e distribuir melhor os nutrientes para se manter saudável da raiz até as pontas, constituindo o pilar mais importante do seu cronograma capilar. As máscaras capilares de tratamento são as maiores aliadas na hora de fazer uma boa hidratação, principalmente as que possuem ativos umectantes e tecnológicos, como o D-Pantenol e o Aloe vera.

Nutrição

 Na etapa de nutrição, busca-se repor os lipídios e nutrientes essenciais para os cabelos, restaurando a vitalidade e o brilho. Entre os ativos mais utilizados estão o Óleo de coco e a Manteiga de Karité.

Reconstrução

       Por fim, na etapa de reconstrução, o foco é restaurar a estrutura interna dos fios, reparando danos causados por processos químicos, como o uso de produtos químicos fortes para alisamento. A reconstrução é uma etapa potente do tratamento e só deve ser usada quando for realmente necessária. Por isso, é importante entender qual é o foco do tratamento e identificar o que o seu cabelo realmente precisa. Proteínas como a Queratina e o Colágeno são frequentemente utilizadas para fortalecer e reconstruir a fibra capilar.

A importância da formulação especializada

        Diante disso, é importante reconhecer que cada tipo de produto para os cabelos requer uma formulação específica, adaptada às necessidades particulares de cada etapa do cronograma capilar. Essa personalização exige um conhecimento profundo dos ingredientes e de suas interações, destacando a importância de contar com uma empresa especializada e dedicada, como a Pharmaceutica Jr. 

       Com experiência em desenvolvimento de cosméticos personalizados, estamos capacitados para criar formulações sob medida que atendam às exigências do mercado e às expectativas dos consumidores. Investindo em pesquisa, tecnologia e padrões de qualidade rigorosos, garantimos formulações cosméticas eficazes e seguras, que promovem a saúde e a beleza dos cabelos. 

     Ao confiar na competência de uma empresa especializada como a nossa, os consumidores podem ter a certeza de que estão adquirindo produtos de alta qualidade, desenvolvidos com cuidado e compromisso com a excelência – Entre em contato conosco pelo nosso site para saber mais sobre como desenvolver seus produtos e para, juntos, realizarmos o seu sonho!